sábado, 21 de agosto de 2010

Tristes Gymnopédies






..."Cette escalade contre les immigrants, les Roms et autres 'déviants' est une contradiction de la trilogie républicaine – liberté, égalité, fraternité –, ainsi que de l'article 1 de la Constitution, qui 'assure l'égalité devant la loi de tous les citoyens, sans distinction d'origine, de race ou de religion'."...*
* "Le Monde"

..."Os ciganos sofrem, como outras minorias, de uma subida exponencial da intolerância na Europa e da busca, por parte dos seus governos, de alguns bodes espiatórios para tentar mostrar que não estão indiferentes às legítimas inquietações sociais das suas populações.
É triste constatar que a Europa que temos, tão atenta ao financiamento dos aspetos materiais da sua modernidade, se revela incapaz de pôr em prática algumas políticas públicas eficazes, especificamente dedicadas à promoção social das suas minorias. É que, no fundo, e salvo alguns preconceitos que não nos devem merecer o menor dos respeitos, tudo isto se reconduz a meras questões de desenvolvimento."
in "Duas ou três coisas"

Sobre este tema, vale a pena ler: « D'où viens-tu gitan »?  e o que faz o Conselho da Europa para melhorar as condições de vida dos ciganos.

2 comentários:

  1. Uma coisa parece óbvia para muita gente: a Europa que temos não é a Europa que queremos. E depois temos as escalas nacionais, com as suas especificidades... Parece não haver saída. O futuro é asfixiante...

    ResponderEliminar
  2. Caro Francisco,
    Não sou pessimista por natureza. Ainda tenho uma restia de fé mas não sei em quê!
    Nunca pensei que aqui, em França, a democracia pudesse chegar a esta realidade lamentável. Quando Sarkosy foi eleito PR disse "la France est devenue um pays vulgaire". Infelizmente não me enganei. A Europa é uma enorme desilusão. O futuro é, como diz, asfixiante!

    ResponderEliminar