quinta-feira, 27 de junho de 2013

“Festival da Razão”



"Em 1793, no decurso do chamado “Festival da Razão”, a igreja de Nossa Senhora de Paris transformada para o propósito em sala de reuniões, um deputado estrangeiro da Comuna, de seu nome Clootz, declarou :

“Um crente é um animal depravado. Assemelha-se àqueles que são esquartejados e assados para proveito dos comerciantes e dos magarefes”.
Enfurecido, Robespierre cortou-lhe a palavra, dizendo: “Não podemos garantir pão ao povo. Não lhe podemos garantir justiça. Será que lhe devemos tirar também a esperança?”
Os pequenos Robespierres do nosso tempo garantem tudo: pão, justiça, esperança, reforma, férias e bem-estar na velhice."

in Tempo contado de J. RENTES DE CARVALHO

Stormy days

They call it stormy Monday,
but Tuesday's just as bad...
They call it stormy Monday,
but Tuesday's just as bad Lord
and Wednesday's worse,!
Thursday's oh so sad..
(...)

A persistência do “temps pourri” que, entre dois tímidos raios de sol nos gela os ossos e obriga, em Junho, a vestirmos-nos como em Março, o descarado revival do FN que faz tremer direitas e esquerdas, o tollé que desencadearam as “bocas” reaccionárias do camaleão de Bruxelas, a falta de meios e tempo para resolver prosaicos problemas materiais, a doença e morte de parentes e amigos somados, agora, á cronica da morte anunciada de Madiba, incapacitam-me, mesmo com "batedores", a por a correspondência que devo em dia. Stormy weather and bloody times together is, indeed, too much! I'm deeply sorry.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Jacques Delors et l'Europe



"Jacques Delors, ancien président de la Commission européenne, a délivré(*) un message critique à l'égard des politiques conservatrices en Europe et dressé les perspectives pour redonner espoir en ce projet européen.

Artisan de la construction européenne, Jacques Delors a rappelé les 3 adversaires de l'Europe :
  • le marasme économique et social ;
  • la perception d'une Europe punitive éloignée des européens et
  • le populisme qui se nourrit de la mondialisation et des conséquences des plans d'assainissements économiques et financiers.

Il a appelé les progressistes européens à réagir avec force et promptitude pour faire vivre l'idéal européen en soutenant une véritable relance de l'Europe via le budget européen; la mise en place d'une union monétaire certes mais avant tout une coopération économique, sans oublier les 28 états membres.

Il a insisté sur une coopération renforcée pour l'Union économique et monétaire mais aussi sur l'indispensable partenariat de la Commission avec le développement des régions.

Rappelant que relancer la grande Europe était un objectif essentiel, il a assuré que son avenir était bien devant elle, et a conclu : «N'ayez pas peur, nous y arriverons !»" 
(*)Samedi 15 juin 2013 à la Mutualité

Nelson Mandela em estado crítico

Tiens bon Madiba!

"quem me dera que adormeça a sonhar com anjos de todas as cores"!


Um Cristo negro visitou a terra
braços abertos
sorriso calmo
alma lavada
e a cruz à sua espera

roubaram-lhe anos, vida,conforto e o pôr do sol astral
(ninguém lhe roubou a liberdade)

e ainda veio a tempo,
sobrou-lhe idade
para acender na escuridão o seu sinal
para viver os seus amores
e deixar o seu olhar sereno
num abraço terno à humanidade

quem dera que adormeça
a sonhar com anjos de todas as cores



Muito obrigada, querida ERA UMA VEZ, por este lindíssimo poema que dedica a este homem extraordinário que lutou pelos direitos humanos e deu sabor e consistência a palavras como liberdade e igualdade. Nelson Mandela é o Prémio Nobel da Paz.

Em tempo: Nelson Mandela e esta casa felicitam-se de mais um poema que agradecemos do fundo do coração:

Para a ´velha senhora' minha amiga, Madiba é um 'deus', o deus possível a que a humanidade pode aspirar. A senhora explica, um pouco, porquê:

parabéns era uma vez
plo poema que aqui fez
ao maior homem do mundo
o mais livre e o mais profundo 

só consigo rimalhar
se soubesse eu poetar
pra mandela escreveria
toda a minha poesia

que jamais posso esquecer
esse excesso de prazer 
de o beijar tocar-lhe a mão
guardo a mão no coração

- É verdade, garanto, a minha velha amiga teve o bambúrrio de sorte de conhecer Mandela pessoalmente e de com ele conversar. Que inveja! Mas antes e depois disso, sei que leu e viu tudo quanto ao Madiba diz respeito - livros e artigos, filmes e reportagens -, perdidamente apaixonada…

sábado, 22 de junho de 2013

Verão

algures, onde já chegou


aqui, temos o "Champ de coquelicots" de Claude Monet 

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Cheira a Lisboa!

Olhó manjerico!* cheira bem! cheira a Lisboa!

*estes manjericos foram encontrados na net (mas há outros melhores aqui e, noutro estilo, aqui)

domingo, 2 de junho de 2013

Nostalgia, melancholy, reverie & a bit of sadness...

...dominam o olhar do embaixador polaco em Portugal neste excelente video que descobri graças a outro olhar diplomático!