Nasciam, viviam e morriam suspensos no Rio das Pérolas.
domingo, 30 de maio de 2010
Macau ao fim do dia
"[...] Daquela região do globo ficaram-me várias memórias. Das gentes, do pôr do sol, que, não sei porquê, sempre achei especial, misterioso, balsâmico..." de P. Rufino
sábado, 29 de maio de 2010
Dennis Hopper - born to be wild
Dennis Hopper, o genial actor e realizador de Easy Rider e de tantos outros fimes "culte" partiu definitivamente. E com ele um pouco de mim.
Libellés :
Coups de coeur
quinta-feira, 27 de maio de 2010
Asneiras
O nosso passa-tempo favorito era ir à caça de cobras ou brincar com panchões. Fugimos sempre a tempo da vingança das serpentes, mas raramente das sovas monumentais que apanhávamos quando chegavam aos ouvidos dos meus pais os relatos das nossas aventuras pirotécnicas.
domingo, 16 de maio de 2010
terça-feira, 11 de maio de 2010
Panchões
A maior fábrica de panchões de Macau ficava na Ilha da Taipa. Centenas de homens, mulheres e crianças trabalhavam na indústria de panchões. De vez em quando, um (ou mais que um) paiol explodia. O estrondo era medonho e quase sempre havia mortos e feridos. Uma das maiores explosões, de que me lembro, ocorreu a 25 de Setembro de 1954 e provocou oito mortos entre os quais duas crianças e dezenas de feridos.
Perto da nossa casa, no largo da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, era frequente ver-se um estendal de panchões a secar. Era aí que nos abastecíamos.
10 de Junho de 1957 (2)
10 de Junho de 1957
Para as comemorações do dia de Camões, a minha mãe foi convidada para fazer o discurso da praxe. Encontrei há tempos o rascunho do texto que ela preparou para a ocasião.
"Excelentíssimo Senhor Governador de Macau,
digníssimas autoridades,
minhas senhoras, meus senhores,
queridos alunos,
Vieram hoje aqui, a esta gruta, para ouvirem contar una história. Não é de fadas nem de príncipes encantados; é sim um príncipe, o Príncipe dos Poetas Portuguêses que contou nos Lusíadas os feitos sublimes e imorredouros dos que honraram a Raça Portuguêsa, "aqueles que por obras valorosas se vão da lei da morte libertando" [...]
Presidiu a cerimónia Joaquim Marques Esparteiro, Oficial da Marinha, foi Governador de Macau de 1951 a 1957.
as digníssimas autoridades
domingo, 2 de maio de 2010
Extremo Oriente
Macau antes do "milagre" chinês
Subscrever:
Mensagens (Atom)