domingo, 28 de fevereiro de 2010

O Centro Histórico de Macau

Na 29ª Sessão do Comité do Património Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), realizada em 15 de Julho de 2005, "O Centro Histórico de Macau" foi inscrito com êxito na Lista do Património Mundial, tornando-se no 31º sítio designado como Património Mundial da China.

O Centro Histórico de Macau é uma área urbana centrada em volta da velha cidade de Macau; inclui oito praças, nomeadamente o Largo da Barra, o Largo do Lilau, o Largo de Santo Agostinho, o Largo do Senado, o Largo da Sé, o Largo de S. Domingos, o Largo da Companhia de Jesus e o Largo de Camões e 22 monumentos históricos que compreendem o Templo de A-Má, o Quartel dos Mouros, a Casa do Mandarim, a Igreja de S. Lourenço, a Igreja e Seminário de S. José, o Teatro Dom Pedro V, a Biblioteca Sir Robert Ho Tung, a Igreja de Santo Agostinho, o Edifício do Leal Senado, o Templo Sam Kai Vui Kun, a Santa Casa da Misericódia, a Igreja da Sé, a Casa de Lou Kau, a Igreja de S. Domingos, as Ruínas de S. Paulo, o Templo da Na Tcha, a Secçaõ das Antigas Muralhas da Defesa, a Fortaleza do Monte, a Igreja de Santo António, a Casa Garden, o Cemitério Protestante e a Fortaleza da Guia (incluindo a Capela e Farol da Guia). Esta lista inclui não apenas os vestígios arqueológicos da primeira universidade de modelo ocidental do Extremo Oriente, o Colégio de S. Paulo, edifícios que ainda funcionam de acordo com os seus fins originais, tais como o primeiro teatro de estilo ocidental e o primeiro farol moderno na China, mas também exemplos de residências de mercadores dos finais da dinastia Qing.

O Centro Histórico de Macau é o produto do intercâmbio cultural entre o Oriente e o Ocidente ao longo de mais de 400 anos, e é presentemente o mais antigo, o mais completo e o mais bem consolidado conjunto arquitectónico de raiz europeia que se mantém intacto em solo chinês."
In Direção dos Serviços de Turismo de Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário