quarta-feira, 7 de julho de 2010

Manuel Tito de Morais

Manuel Tito de Morais – 1910-1999
retrato da autoria de Pinheiro de Santa Maria


"Manuel Tito de Morais deu os primeiros passos no rescaldo da implantação da República em 1910, um momento histórico para o qual o seu pai muito contribuiu, ao bombardear o Palácio das Necessidades e provocar a fuga da família real. E a verdade é que os valores que nortearam a implantação da República – liberdade, igualdade, fraternidade – serviram de inspiração à longa vida de Tito de Morais.
Desde muito jovem que se manifestou contra a ditadura, sendo desde logo uma voz dissonante e contra a corrente. Por isso foi perseguido, preso, torturado (...). 
Viveu em Angola, onde conheceu o lado mais violento do regime. Seguiram-se os exílios no Brasil, em Argel e em Itália. Foi alvo de uma tentativa de emboscada que lhe poderia ter custado a vida. Liderou importantes movimentos de oposição ao regime a partir do exterior. E sem nunca desistir, conseguiu impor a sua visão: criar um Partido Socialista.
A liberdade por que tanto lutou chegou finalmente quando tinha 64 anos. Regressou do exílio no célebre “comboio da liberdade” com os seus companheiros de luta Mário Soares e Ramos da Costa (e Fernando Oneto). Quando parecia que já não havia mais nada para fazer, arregaçou as mangas e dedicou-se à organização do Partido na legalidade. Vieram as conquistas da democracia e da liberdade mas também as divergências. Foi Secretário de Estado e Presidente da Assembleia da República mas nunca se deixou corromper pelo deslumbre do poder. Renunciou a deputado quando a orientação do Partido não era a que ele defendia e manifestou-se contra as coligações no governo. (...)
Intransigente e teimoso, diz quem o conheceu que Manuel Tito de Morais era de antes quebrar que torcer." Sinopse do Documentário Manuel Tito de Morais – Antes Quebrar que Torcer transmitito pela RTP 2 no passado 28 de Junho, no ambito das Comemorações do centenário do nascimento de Manuel Tito de Morais.

Em tempo: Ontem, 7 de Julho, tive a sorte de ver na RTP Internacional esse documentário.
Familiares e amigos, alguns dos quais velhos companheiros de luta anti-fascista, são unânimes quando se referem à integridade, combatividade e perseverança que caracterizaram a vida do fundador do Portugal Socialista e, mais tarde, da ASP (com Mário Soares e Ramos da Costa). Tito, como lhe chamávamos, era um homem honesto, fiel aos ideais que sempre defendeu e que em nenhuma circunstância traiu. O documentário acaba quando lhe perguntam se ele estava satisfeito com o Partido Socialista e Tito, velho, mas lúcido como sempre, responde não!
No entanto, em Abril de 1991, numa entrevista a Maria José Gama, Tito de Morais confessou que nessa altura já não tinha projectos próprios para o futuro, mas acrescentou:
"Estou confiante. Os ideais que nos nortearam e se mantiveram firmes durante estas décadas de luta pela Liberdade continuarão a ser o rumo do Partido Socialista. Os Partidos Socialistas continuarão a ser o motor das transformações sociais que se impõem, para que o Homem sinta alegria em viver e para que a Justiça, a Verdade, a Dignidade, bem como o Progresso sejam uma realidade, não um mito, nem um slogan".
Tive a honra de conhecer Manuel Tito de Morais em Novembro de 1972 quando ele visitou os companheiros da ASP de Londres. Recebi-o com muita simplicidade no meu flat onde passámos longas horas a falar e sonhar de liberdade. Lembro-me dos olhos verdes brilhantes do lutador anti-fascista, da sua determinação e coragem. Manuel Tito de Morais foi um homem admirável! O seu nome ficará para sempre ligado à História da Democracia em Portugal.

Pouco depois do nosso encontro em Londres, recebi esta carta do Tito: (clique na imagem para a ampliar)


Hermínio da Palma Inácio, Maria de Jesus Barroso e Manuel Tito de Morais, no 1° de Maio de 1974. Como eles, nesse memorável dia, acreditei que em Portugal a Justiça, a Verdade e a Dignidade seriam uma realidade. Hoje, mais que nunca, chego à conclusão que esse Portugal tão sonhado não existe.

5 comentários:

  1. Uma bela homenagem a Tito de Morais, cara Helena Oneto! Um homem e político sério, como vai rareando, nos tempos de hoje.
    P.Rufino

    ResponderEliminar
  2. Obrigada Caro Rufino! Tito foi um homem excepcional de coragem e dedicação à luta pela Liberdade. Tenho uma admiração enorme por ele e continuo fiel aos ideais de Justiça, Verdade e Dignidade que nos nortearam e pelos quais devemos continuar a lutar/votar!

    ResponderEliminar
  3. Cara Helena
    Não é só uma homenagem sentida ao Homem e aos ideais mas, também, um excelente apontamento histórico!
    Eu, que era bastante novo por alturas da Revolução, só me recordo de ouvi falar do Tito de Morais muito mais tarde; e do Manuel Alegre, só por causa das lindas canções do Adriano Correia de Oliveira. O Mário Soares capitalizou toda a popularidade que o seu estatuto de primeiro-ministro e lider do PS lhe conferiu. Mas antes mesmo da Revolução, lembro-me bem de ver o nome do Zenha / CEUD pintado nas paredes...

    ResponderEliminar
  4. Belo apontamento. Nem sempre retemos informação de gente importante cuja História ainda não perspectivou.

    ResponderEliminar
  5. Caro Francisco,

    Depois do 25 de Abril, Mário Soares foi "l'arbre qui cache la forêt" do Partido Socialista. Mário Soares usufruiu do carisma e popularidade que tinha na esquerda democrática portuguesa e na social democracia europeia quando a ASP (mais tarde Partido Socialista) integrou a Internacional Socialista. Homems de grande valor houve e penso que ainda há no PS. Manuel Tito de Morais, Francisco Ramos da Costa, Manuel Alegre, António Reis, Francisco Salgado Zenha, José Magalhães Godinho, Raúl Rego, Vasco da Gama Fernandes, José Neves, Aurea Rego, Jorge Campinos, Pedro Coelho, Rui Mateus, Alberto Arons de Carvalho, Liberto Cruz, Alvaro Guerra, e alguns mais de que ja não lembro o nome, para citar os que conheci ou apenas cruzei antes do 25 de Abril. Muitos ja morreram, outros “afastaram-se” alguns ainda estão no PS.

    Conheci Mario Soares em 1959, na casa da Lapa, quando defendeu o Tio Fernando e alguns outros participantes no falhado “Golpe da Sé”. O excelente blogue “Caminhos da Mamoria” dedicou um post a este golpe : http://caminhosdamemoria.wordpress.com/2009/03/23/o-%c2%abgolpe-da-se%c2%bb/

    ResponderEliminar