domingo, 26 de junho de 2011

Orgulho "bi-nacional"

Depois de várias participações em festivais de teatro "de rue" em França e no Festival de Teatro Contemporâneo de Florença, a minha filha Charlotte está, agora, "à l'affiche" do festival "Off" do célebre Festival de Théâtre d'Avignon 2011.
Espero que os magníficos "costumes" que ela tem realizado  somados aos que ela fez para a peça "La pitié dangereuse" lhe abram as grandes portas do sucesso. Desculpem-me a falta de modéstia, mas a uma mãe babada, perdoa-se ...

La pitié dangereuse de Stefan Zweig

"1913, dans une petite ville de garnison autrichienne, le riche Kekesfalva organise un bal costumé en l’honneur de sa fille, Edith, surnommée l'hirondelle. La demoiselle, malade, y rencontre Anton Hofmiller, lieutenant de cavalerie. Pris de compassion pour elle, il lui tient compagnie et les visites se succèdent. Non-dits, parades, réparties cinglantes, que se dissimulent-ils? Amour? Pitié? Hypocrisie? Passion?
Avec subtilité Stefan Zweig joue des failles de ses personnages, capte, extirpe leurs intériorités et met en lumière nos ambiguïtés, nos ridicules. Une adaptation théâtrale toute en finesse, une intensité dramatique forte, cette histoire nous emporte"". Bruno Putzulu.
Interprète(s) : Arnaud Denissel, Elodie Menant, David Salles, Gilles Janeyrand, Salima Glamine
Metteur en scène : Stéphane Olivié Bisson
Adaptatrice : Elodie Menant
Décoratrice : Linda Pérez
Costumière : Charlotte Winter
Créateur Lumière : Christian Pinaud
Administration : En votre compagnie
Communication : La Strada & Cie
Création soutenue par l'Adami

7 comentários:

  1. Helena Sacadura Cabral26 de junho de 2011 às 20:26

    Ó minha querida Helena O, que belo texto de uma Mãe que deseja para a sua Charlotte o melhor. Só as mães têm a coragem de se desnudar de amor pelos filhos. Bem haja pelo exemplo. E para si e para ela o abraço de uma mãe que também lhe deseja todo o sucesso!

    ResponderEliminar
  2. Olá Helena!
    Sei muito pouco de si mas o facto de ter uma filha ligada ao teatro, enternece-me. Também sou mãe de actor. Alguém que lutou muito para o ser. Depois de ter feito um curso de design na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, o apelo do teatro, do cinema, da televisão. levou-o a fazer vários cursos e hoje também "babo" quando o vejo trabalhar com os mestres. Quando me dizem que o admiram fico feliz. Sinto que o público gosta muito dele e é tão bom.
    Diz o povo: Quem os nossos filhos beija...a nossa boca adoça.
    Todo o sucesso para a sua menina!

    ResponderEliminar
  3. Helena,
    Desejo-lhe toda a sorte e sucesso do mundo!
    xx

    ResponderEliminar
  4. Não me tinhas falado da CHARLOTTE...
    Evidentemente, que desejo que os seus sonhos voem sempre mais alto.

    Um beijo, HELENA.

    ResponderEliminar
  5. Helena Sacadura Cabral27 de junho de 2011 às 20:14

    Não sou adivinha. Mas gostava de ser.
    Os textos da ERA UMA VEZ tinham sempre qualquer coisa de especial.
    Está aí. A ligação umbilical ao teatro. De que eu tanto gosto. E que começa a dar frutos nas gerações mais novas, depois de muitas batalhas.
    Sucesso par o seu/nosso actor, cara ERA UMA VEZ!

    ResponderEliminar
  6. Ah Helena Helena...obrigada mesmo.

    ... E ele a espreitar no "Ai Pode" a nossa querida "casa da lapa" e a dizer-me no jantar dos anos: Oh! mamã, porque não dizes à Drª Helena quem és? Ainda ontem nos cruzámos e ela foi tão querida comigo...
    E eu a dizer-lhe: Porque antes de ser mãe, sou a ERA UMA VEZ, alguém que descobriu tarde a blogosfera, alguém que continua a gostar de escrever, de debater, de aprender, de sentir que está viva, de trilhar caminhos inesperados,de contar pequenas histórias de hoje e de ontem, de ter a felicidade indescritível de receber rosas de Paris no dia de aniversário.

    Eu adoro-os e tenho muito orgulho neles.Como tenho.

    Mas aqui para nós querida Helena, não somos nós que somos "a mãe de"...eles é que são nossos filhos" Apesar do nosso desmesurado orgulho!!!

    ResponderEliminar
  7. Caríssima ERA UMA VEZ,

    Não imagina o prazer que sinto -e o bem que me faz- quando a leio.
    Os nossos filhos surpreendem-nos e o mérito é todo deles, sem duvida. Desejo ao seu filho "bon vent dans dure route vers la victoire"!
    Para si, chère amie, um grande abraço

    ResponderEliminar