domingo, 1 de dezembro de 2013

Dia da Autonomia da Pátria Portuguesa


"A Restauração da Independência é -ou antes, foi- um feriado comemorado em Portugal anualmente no dia 1 de Dezembro, para assinalar a recuperação da independência nacional face á Espanha no ano de 1640, que durante 60 anos ocupou o país e o oprimiu.
A morte de D. Sebastião (1557-1578) na batalha de Alcácer-Quibir, apesar da sucessão do Cardeal D. Henrique (1578-1580), deu origem a uma crise dinástica. Nas Cortes de Tomar de 1581, Filipe II de Espanha é aclamado rei de Portugal. Durante sessenta anos Portugal sofreu o domí­nio filipino. Foram três os reis espanhóis que governaram Portugal entre 1580 e 1640: Filipe I, Filipe II e Filipe III.
A capital do Império passou a ser Madrid e Portugal foi governado como uma Província espanhola.

O que levou á Restauração da Independência foi a instabilidade e a insatisfação que se notava em Portugal e o desrespeito dos privilégios nacionais que estava a provocar descontentamento. Os impostos aumentavam; a população empobrecia; os burgueses ficavam afectados nos seus interesses comerciais; a nobreza estava preocupada com a perda dos seus postos e rendimentos; e o Império Português era ameaçado por ingleses e holandeses perante o desinteresse dos governadores filipinos.

Assim, no dia 1 de Dezembro de 1640, um grupo de 40 fidalgos dirigiu-se ao Paço da Ribeira onde estavam a Duquesa de Mântua, regente de Portugal, e o seu Secretário, Miguel de Vasconcelos.
A Duquesa foi presa e o Secretário morto. Foi assim que Portugal recuperou a sua independência, sendo D. João IV,. Duque de Bragança, aclamado rei, com o cognome de “O Restaurador” dando iní­cio á quarta Dinastia – Dinastia de Bragança". in Feriados nacionais

2 comentários:

  1. Cara Isabel Oneto
    Passei hoje por aqui, por este seu blogue tão graficamente belo (por falar em beleza, porque não põe nele a sua foto?), e mostrei à 'velha senhora', que me nandou lhe mandasse uma sua sextilha 'patrioteira' já publicada no blogue 'duas ou três', pois que se sentiria muito honrada se no seu a publicasse.
    Coisas de velhas! A idade não perdoa!

    eu sou patriota (patrioteira?)
    celebro a festa da restauração
    nem pensem membros desta bandalheira
    que ao povo a independência roubar vão
    tentaram outros foram pla janela
    um dia o povo faz não interpela

    ResponderEliminar
  2. Caríssimo anónimo,

    Grata estou eu pelo piropo à Isabel Oneto! ou era dirigido à Isabel Seixas?
    Isto de tirarem feriados deve ter descomposto valentemente a nossa velha amiga -e grande patriota- que não suporta ladrões nem esta bandalheira! E o alvarinho não perdoou...

    ResponderEliminar