Helena O Estas fotos transportaram-me ao eden gastronómico... Tudo o que eu aprecio, desde os rouges, aos fomages, ao pernil e ao meu pecado capital:os macarrons! Come-se, de facto, com os olhos. Mas a boca, esse péché mignon, que fazer dela?!
Helena, Sei que a Senhora é uma "fine connaisseur" em gastronomia e que tem o bom gosto de gostar de comer.
Julia, Um suculento "jarret de porc roti" acompanhado dum bom vinho é sempre um "repas gastronomique" aqui ou no Alentejo... mas os franceses são imbatíveis na arte de exportar o seu patrimonio imaterial seja ele cultural ou gastronómico!
Cozinho com prazer e gosto de quem gosta de comer (e de bons vinhos). Peco com doces e não sou comedida nem com pasteis de nata nem com macarons... Infelizmente, os quilos não vão todos para a nossa amiga Helena:)!
Se tiverem paciência, leiam os suculentos comentários feitos por leitores do Le Monde sobre o "repas à la française": http://www.lemonde.fr/gastronomie/article/2010/11/17/le-repas-a-la-francaise-autour-d-une-table-avec-des-convives_1441036_1383316.html#ens_id=1440924
Ó Júlia eu sou um híbrido entre uma alentejana e um beirão. Adoro o Alentejo e a sua comida. Faço em casa um misto das duas cozinhas. Mas como Paris e a França são a minha segunda casa, quando aí estou faço o que é francês para gáudio de quem aprecia os meus petiscos. A lista fotográfica da nossa Helena O. pôs-me água na boca! Já agora, digo-lhe que vai sair, para a semana, um terceiro livro meu de receitas.Sem fotos, muito clean, que se chama RECEITUÁRIO e tem como sub título "O prazer de Cozinhar". Alguns pratos são excelentes e, surpresa, misturam as duas gastronomias, a nossa e a francesa.
Na minha familia 5 cozinhas estao presentes à mesa : portuguesa, espanhola, francesa, marroquina e vietnamita. Dai quando digo que acho um bicadinho ridiculo (e pouco diplomatico) que uma seja escolhida em deterimento das outras. Mas sim, sim reconheço que a francesa..."a une touche" ! Mas também acho que os franceses têm sempre aquela mania de puxar "a brasa à sua sardinha" : (
Quanto aos vinhos...apenas vos digo que o meu marido é de Bordeaux e cresceu em Reims ; ) Tchin !
A cozinha alentejana nao sera a melhor do mundo...mas sera sempre a eleita do meu coraçao...e isto apesar de termos Bolos Podres e Rançosos : ))
Ó Júlia quem tem um marido assim...guarda-o bem guardado, porque essa sua escolha é imbatível! Embora mantenha na França uma parte muito agradável da minha vida, jamais poderia competir consigo em matéria de vinhos! Hoje recebi o primeiro exemplar do meu terceiro livro de cozinha. Ainda estava com ele nas mãos quando me "liquidou" com essa das cinco cozinhas! Amiga, no próximo roteiro gastronómico, falo consigo primeiro. :-))
Ah! Esqueci-me de vos dizer que este livro de cozinha é dedicado à nossa Maggie Pereira, que nunca acreditou que eu cumprisse uma promessa que lhe fiz!
Helena, A diversidade e riquesa da sua criação literária é excepcional ! e que boa dadiva à Maggie!
Cara amigas, Deviamos combinar um almoço ou um jantar gastronómico composto unicamente de receitas da Helena e da Júlia! Tant pis para os kilos, a dieta fica para depois do banquete:)!
Amigas Logo que chegue a Paris - o que deve acontecer lá para o fim de Janeiro porque agora ando nesta salgalhada de promover três livros ao mesmo tempo - prometo que vos aviso antes!
Helena O
ResponderEliminarEstas fotos transportaram-me ao eden gastronómico... Tudo o que eu aprecio, desde os rouges, aos fomages, ao pernil e ao meu pecado capital:os macarrons!
Come-se, de facto, com os olhos. Mas a boca, esse péché mignon, que fazer dela?!
Oh Helena, eu acho tudo isto...um bicadinho p'ro ridiculo ! E porque nao a cozinha alentejana ?
ResponderEliminarHelena,
ResponderEliminarSei que a Senhora é uma "fine connaisseur" em gastronomia e que tem o bom gosto de gostar de comer.
Julia,
Um suculento "jarret de porc roti" acompanhado dum bom vinho é sempre um "repas gastronomique" aqui ou no Alentejo... mas os franceses são imbatíveis na arte de exportar o seu patrimonio imaterial seja ele cultural ou gastronómico!
Cozinho com prazer e gosto de quem gosta de comer (e de bons vinhos). Peco com doces e não sou comedida nem com pasteis de nata nem com macarons... Infelizmente, os quilos não vão todos para a nossa amiga Helena:)!
Se tiverem paciência, leiam os suculentos comentários feitos por leitores do Le Monde sobre o "repas à la française":
http://www.lemonde.fr/gastronomie/article/2010/11/17/le-repas-a-la-francaise-autour-d-une-table-avec-des-convives_1441036_1383316.html#ens_id=1440924
Bom apetite!
Ó Júlia eu sou um híbrido entre uma alentejana e um beirão. Adoro o Alentejo e a sua comida.
ResponderEliminarFaço em casa um misto das duas cozinhas.
Mas como Paris e a França são a minha segunda casa, quando aí estou faço o que é francês para gáudio de quem aprecia os meus petiscos.
A lista fotográfica da nossa Helena O. pôs-me água na boca!
Já agora, digo-lhe que vai sair, para a semana, um terceiro livro meu de receitas.Sem fotos, muito clean, que se chama RECEITUÁRIO e tem como sub título "O prazer de Cozinhar". Alguns pratos são excelentes e, surpresa, misturam as duas gastronomias, a nossa e a francesa.
Então e o nosso?!
ResponderEliminarQueridas amigas...et fines gourmets ; )
ResponderEliminarNa minha familia 5 cozinhas estao presentes à mesa : portuguesa, espanhola, francesa, marroquina e vietnamita. Dai quando digo que acho um bicadinho ridiculo (e pouco diplomatico) que uma seja escolhida em deterimento das outras. Mas sim, sim reconheço que a francesa..."a une touche" !
Mas também acho que os franceses têm sempre aquela mania de puxar "a brasa à sua sardinha" : (
Quanto aos vinhos...apenas vos digo que o meu marido é de Bordeaux e cresceu em Reims ; ) Tchin !
A cozinha alentejana nao sera a melhor do mundo...mas sera sempre a eleita do meu coraçao...e isto apesar de termos Bolos Podres e Rançosos : ))
Snif.., e anda uma pessoa a tentar fazer uma dietazita...
ResponderEliminarMargarida com o frio a chegar nao é a melhor altura do ano...sim claro, ja percebi que as Festas estao a chegar e etc e tal...
ResponderEliminarÓ Júlia quem tem um marido assim...guarda-o bem guardado, porque essa sua escolha é imbatível!
ResponderEliminarEmbora mantenha na França uma parte muito agradável da minha vida, jamais poderia competir consigo em matéria de vinhos!
Hoje recebi o primeiro exemplar do meu terceiro livro de cozinha. Ainda estava com ele nas mãos quando me "liquidou" com essa das cinco cozinhas!
Amiga, no próximo roteiro gastronómico, falo consigo primeiro. :-))
Ah! Esqueci-me de vos dizer que este livro de cozinha é dedicado à nossa Maggie Pereira, que nunca acreditou que eu cumprisse uma promessa que lhe fiz!
ResponderEliminarHelena,
ResponderEliminarA diversidade e riquesa da sua criação literária é excepcional ! e que boa dadiva à Maggie!
Cara amigas,
Deviamos combinar um almoço ou um jantar gastronómico composto unicamente de receitas da Helena e da Júlia! Tant pis para os kilos, a dieta fica para depois do banquete:)!
Amigas
ResponderEliminarLogo que chegue a Paris - o que deve acontecer lá para o fim de Janeiro porque agora ando nesta salgalhada de promover três livros ao mesmo tempo - prometo que vos aviso antes!
…hmmm, ainda não acredito! Só vendo!
ResponderEliminar…
E mesmo assim...
Não vou crer!
Nunquinha!
Porquê eu?
Não mereço…
Moi?!
Non.non-non-non-non-non…!