terça-feira, 19 de fevereiro de 2013


Há dias, num hotel luxuoso de Cascais, uma jovem socialista de cabelo à la garçonne e voz insinuante partiu os pratos num encontro entre os seus. A espanhola Beatriz Talégon, de 29 anos, líder internacional dos jovens socialistas, baralhou o tradicional calendário - "revolucionário, aos 20 anos, social-democrata, aos 40" - e, a meio caminho, interpelou, com ganas radicais, os velhos socialistas: "A sério, queremos falar aos cidadãos a partir de um hotel de 5 estrelas de Cascais e chegando em carros de luxo?!" Os "velhos" Seguro, Papandreu, Ségolène Royal e outros antigos, atuais e futuros governantes não deram devida conta ao discurso da jovem, mas ele caiu no YouTube e tornou-se viral, visto por centenas de milhares de pessoas. A cara fresca ajudou mas a exposição da contradição foi o principal: como é que estes tipos nem tentam enganar? Ter Talégon falado numa reunião da Internacional Socialista potenciou o escândalo (esquerda e luxo fazem maior contraste), mas o grito dela podia ser para todos os políticos, também os de direita, que pretendem convencer o povo: como é que vocês, nestes tempos de crise, nem fazem pelo menos de conta?! Neste sábado, Beatriz Talégon foi a uma manifestação contra os despejos de inquilinos, em Madrid. E foi expulsa pelos extremistas que viram nela só a militante de um partido do centrão... Só se confirmam as palavras da jovem espanhola: os tempos estão perigosos e os de cima, cegos.”
Ferreira Fernandes - Diário de Notícias

5 comentários:

  1. As minhas felicitações, Helena, por aqui trazer a Beatriz Talégon e o texto do Ferreira Fernandes.

    Um beijo e as minhas saudades daquela voltinha pelo Porto.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia e agradeço-lhe muito que me tenha dado a oportunidade de ouvir.
    Gostei muito.
    xx

    ResponderEliminar
  3. Já tinha dado por ela quando a televisão a passou. Na altura interessou-me ouvir o resto. E o resto é aquilo que a minha querida amiga publicou. E o F. Fernandes, uma vez mais acertou!

    ResponderEliminar
  4. "Há sempre alguém que resiste"

    E estas vozes corajosas e desassombradas alertam consciências e são sempre uma pedrada no charco.
    Ainda bem que vêm de uma jovem. Sinal de que os jovens estão cada vez mais envolvidos na política. Coisa que por aqui se estava a perder...
    como se fosse um assunto de "cotas"
    Para a Helena que não está por cá..."cotas" significa mais ou menos "mais de cinquenta"...
    Abraço grande.

    ResponderEliminar
  5. obrigada cara Helena, partilhei no face book.

    ResponderEliminar