quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

8 de Dezembro


Faz hoje um ano que nevou abundantemente em Paris. A neve, o frio e as placas de gelo provocaram engarrafamentos monstros. Os acidentes de transito e as quedas de transeuntes monopolizaram os serviços de urgência dos hospitais de Paris e arredores. Paris ficou praticamente paralizada sem transportes publicos.
Nesse dia, de manhã cedo, fui operada ao joelho com alta prevista para as 16h. As ambulâncias, paralizadas pela neve, estavam "à l'arrêt" . Ninguém conseguia sair de onde estava, muito menos chegar a destino.
Os acessos à clinica estavam impraticaveis. Os serviços camararios, apanhados de surpresa, não puderam proceder ao ‘salage’ das vias publicas a tempo.
A unica maneira de voltar para casa era esperar por uma ‘aberta’. Não houve abertas. As horas iam passando e cada vez nevava mais. Cheia de coragem, a minha filha Joana decidiu ir buscar-me de carro. Chegou em lagrimas, aterrorizada, porque o carro fez todo o trajecto  até à clinica a deslizar em zigue-zague. O regresso a casa foi tão ou mais perigoso.  Por milagre não houve nenhum  acidente. Foi um dia terrivel.
Lembrei-me deste episodio porque hoje foi operado um amigo meu. Tudo correu bem, so far, so good.
Não nevou em Paris nem vai nevar tão cedo. Choveram uns pingos, poucos. O transito foi o habitaul nesta cidade à mesma hora. O termometro vacilou entre os 10 e os 11°C (bem mais que os 7° em Lisboa. Pour une fois...).

Neste 8 de Dezembro de 2011 a tempestade “fait rage” em Bruxelas e amanhã na Europa toda. Aqui, em Paris, en attendant le pire, a atmosfera vai mudar radicalmente. 

5 comentários:

  1. Aguardemos com serenidade(...)
    Basicamente e Além de que vamos mesmo precisar.

    ResponderEliminar
  2. Acho que Lx. estiveram mais do que os 10º daí...
    No Porto, andou à volta dos 16º !!!

    Os C.E. estãouma beleza com as árvores todas engalanadas de luzinhas.
    Cá estamos a cortar em tudo...

    Um beijo.

    ResponderEliminar
  3. Que estranho..., parece que foi há pouco que relatou essa história terrível, e já se passou um ano...
    Espero que o seu amigo seja mais afortunado.
    Por cá esteve um Outono quase primaveril. :)
    Quase...

    ResponderEliminar
  4. Querido João, Os Invictos são uma raça à parte. Ninguém os bate! Os Champs Elysées são a montra do que foi. A realidade hoje é, hélas, outra.

    ResponderEliminar
  5. Querida Margarida, O tempo passa num ápice. Tudo isto me vem à memoria como se fosse ontem. Adiante...
    O "meu"/nosso amigo, disse que tudo correu bem. Quoi de plus?

    ResponderEliminar