terça-feira, 2 de outubro de 2012

"Fumar ao espelho"

 
"Aos cinquenta anos dei por mim a fumar ao espelho e a perguntar E agora, José?. Fumar ao espelho, qualquer José sabe isso, é confrontarmo-nos com o nosso rosto mais quotidiano e mais pensado. Por trás, em fundo, tem-se um cenário do presente imediato (...) mas esse presente, logo à segunda fumaça já é passado (...) e tanto mais passado quanto mais mergulhamos no cigarro. O olhar envelheceu, foi o que foi.

E então, por mais que a gente diga que não, começam a aparecer as pegadas históricas do Dinossauro que nos andou a foder a vida durante cinquenta anos. Adivinhamo-las à superfície do vidro, são manchas fósseis, gretadas, então não se vê logo? e, escuta à distância, ouve-se o carrossel do medo. Aqui e ali vão-se levantando farrapos do muito que em nós se adiou e do muito que em nós se morreu, e nalguns casos podemos até distinguir o traço de liberdade que abrimos com os nossos livros nessa desolação prolongada. Pronto, estamos feitos, José. De agora em diante começa o rememorar, devias saber". (...)





 

em tempo: neste dia que recordo com saudade (e que em tempos comemorei com alegria), voltei ao "Père-Lachaise" para o enterro de uma amiga que conheci em 1974. Foi mais um dia triste, como aqueles em que o Zé, a fumar ao espelho, começou a rememorar, a remomorar...


Queridas amigas,
Obrigada pela vossa visita neste dia tão especial

7 comentários:

  1. E o "activo" que essas manchas e essas rugas também representam?!
    Maior que o medo de envelhecer é o medo de morre e de sofrer.
    Que se f.... as rugas e as manchas que foram/são sinal de vida. E se formos amáveis, se-lo-emos mesmo com elas ou até, quem sabe, por causa delas!

    ResponderEliminar
  2. Olá Helena.
    Estava procurando mais que apenas alguma coisa prá ler...encontrei esse texto e acredite, não poderia ter vindo em melhor momento. Grata por isso.

    Beijos

    ResponderEliminar
  3. ah propósito, compartilhei em blog. Espero que não se incomode.

    ResponderEliminar
  4. Cara HSC
    Fiz descobrir este belo blogue à velha senhora, que diz ter tido o maior prazer em encontrá-la por lá:

    que prazer amiga helena
    vir aqui ler aquele efe
    que parece em mim condena
    mas não é grave enfin bref
    o que importa relevar
    é que os vamos efear
    a começar pelo chefe

    ResponderEliminar
  5. Estamos caro Anónimo das 20:06 num país de "efes" mal colocados...

    ResponderEliminar